08 dezembro, 2008

Implanon



O Implanon é um dispositivo semelhante à pílula pois actua no organismo através de hormonas.



Este aparelho é aplicado, cirurgicamente, por baixo da pele e uma pequena quantidade de hormonas é libertada todos os meses. As hormonas libertadas são um género de estrogénio que vão impedir a ovulação e a proliferação do endométrio. Este método tem a vantagem de que não é precisa muita preocupação por parte das utilizadoras. Primeiro porque a percentagem de eficácia é extremamente grande e, segundo, a mulher já não tem de estar preocupada em tomar o comprimido, sem falta, porque este aparelho faz sozinho a libertação das hormonas que evitam a gravidez. Ele actua, impedindo a ovulação, na libertação do oócito II e no colo do útero que, através da alteração da sua constituição, impede que os espermatozóides entrem no útero.

Os efeitos secundários mais comuns de pessoas que colocaram este dispositivo foram dores de cabeça, acne, aumento do peso corporal e tensão mamária, entre outros. É importante falar com o seu médico logo que se detectem efeitos indesejados, principalmente se forem graves ou persistentes.
Além disso, outras situações podem implicar maiores cuidados durante o uso do Implanon: se sofres de diabetes, tens peso a mais, sofres de epilepsia, se já tiveste uma trombose, se tens a tensão alta, por exemplo. Deves, se alguns destes for o teu caso, dizer logo ao médico.


Nesta imagem, podem ver como se deve colocar o Implanon. É importante sublinhar que este método deve ser sempre colocado por um médico familiarizado com o processo.

Desafio! :
Sabendo que há sempre o risco de nos esquecermos de tomar o comprimido correspondente à dose diária, achas que este dispositivo deveria substituir a pílula?

30 comentários:

Anónimo disse...

Se tem a mesma eficácia, acho que sim, é muito mais prático. Não referiram foi se basta colocar o implanom uma vez ou se tem de ser substituido e neste caso de quanto em quanto tempo.

Deméter disse...

Boa pergunta!
Na verdade o implanon tem a duração de 3 anos. Após esse tempo, a mulher deverá recorrer a um médico especializado no assunto, como já referimos no texto, para remover o implanon e colocar outro, caso seja vontade da mulher.

Obrigada pela participação e esperamos ter esclarecido a tua questão!

Anónimo disse...

Ainda não conhecia este método contraceptivo, por acaso.
Mas se é um dispositivo colocado dentro da pele não há risco de criar infecções ou assim? É um agente estranho....
Bom texto!

Anónimo disse...

Eu presuponho que aquela coisinha fininha e braquinha, que está na primeira imagem, é o Implanon... Cómo é que aquele "palito" consegue ter uma utilidade tão grande! É realmente fantástico ver como as coisas evoluem.
Sim, porque não substituir a pílula? Apesar de não proteger contra as DST's, ams a pílula também não protege, certo? Acho que sim, é uma boa novidade!

Anónimo disse...

Porque não? Até como foi dito no outro post, era menos uma que nos calhava a nós, mulheres.

Anónimo disse...

Eu, sinceramente, não percebo porque dizem tantas vezes que calha tudo às mulheres... Na sociedade moderna isso já não acontece, ou pelo menos, já não deveria acontecer. Não precisamos ir tão longe. Veja-se o caso do preservativo. O método contraceptivo mais usado e mais conhecido é o quê? Masculino!

Deméter disse...

Boa Tarde!
Bianca, essa pergunta também nos colocou algumas dúvidas mas, segundo as fontes onde nos fomos informar, nada referem quanto à colocação do implanon portanto, pensamos que não deve causar qualquer tipo de problemas.
O que te podemos dizer é que existem efeitos colaterais que algumas mulheres poderão sentir, mas não todas, até porque cada organismo reage á sua maneira.
Esperamos ter esclarecido a tua questão. =)


Gostaríamos, já agora, de aproveitar para relembrar o último comentário em anónimo que, apesar de o preservativo masculino ser o mais usado também existe o preservativo feminino.
Com isto, não estamos a tirar partido da opinião de ninguém, estamos apenas a relembrar as pessoas que também há preservativo para as mulheres.

Obrigada por visitarem o nosso blog e por mostrarem interesse naquilo que aqui publicamos.

Anónimo disse...

Boa tarde!

Na proxima semana estarei colocando o Implanon, meu médico havia orientado a colocar o Mirena, mas como meu organismo já expeliu dois DIU, não achou aconselhável, acabamos optanto pelo Implanon. Espero que em breve possa falar que está sendo muito positivo o uso do mesmo. Para assim poder ajudar outras mulheres a se decidirem. Apesar dos efeitos colaterais assustarem um pouco, irei tentar. Tenho endrometriose e mioma, a tentativa é estabilizar as doenças, evitando um possível retirada do útero. Então por quê não tentar?

Meu e-mail: aapfeitosa@hotmail.com

Anónimo disse...

eu e o meu namorado perdemos a vergindade um com o outro, gora namoramos á um ano e meio e temos relações sem presevativo á alguma hipotese de ganhar alguma doença? porfavor responda, o mais rapido que puderem. ass: daniela o meu mail é daniea_alexandra@live.com.pt

Anónimo disse...

o meu mail é daniela_alexandra@live.com.pt

Unknown disse...

Nao, nunca, tenho o implante vai fazer um ano, e desde entao, tenho hemorregias constantes, engordei 17kg, e estou v«bastante preocupada com a minha hemoglobna, porque desde a quase um ano que nao paro de ter eheorregias constantes e com bastante fluxo.
por isto nao aconcelho ningyem a por o implanon.

Anónimo disse...

Olá a todos os leitores e em especial ao espaço Deméter.

venho aqui deixar o meu testemunho que julgo ser importante.

eu tenho o inplanom desde 27 de Maio de 2004 e por desmaselo e falta de tempo associado á disponibilidade não me tem sido marcar consulta com a minha ginécologista, tb porque nem têm havido marcações...mas seja como for...a Leitora Lliana não pode aconselhar ninguem a não colocar o inplanom...porque simplesmente está errado....se tivermos o cuidado de analisar que cada uma de nós é uma pessoa distinta, também devemos ter o cuidado que o nosso organismo irá responder de maneira diferente a este contraceptivo.
Eu por minha falha estou há 5 anos com o mesmo implanom...foi-me colocado pela minha ginécologista e obstétricia que acompanhou as minhas duas gravidezes e que conhece o meu historial, principalmente por eu ser Telassémica minor....e posso deixar aqui o meu testemunho que este método de contraceptivo é espectacular...não encontro nenhuma alteração negativa no meu organismo desde que adoptei este sistema e recomendo-o a todas as mulheres que não tenham nenhuma contra-indicação.

Obrigada pela vossa atenção.

Eu

Anónimo disse...

eu coloquei o implamon no dia 23 de junho a minha mestruaçao foi normal nesse mes,mas no mes de julho a minha mestruaçao veio e ainda hoje dia 12 de agosto perco sempre um pouco de sangue todos os dias
o que faço?
respondem por favor

Anónimo disse...

eu coloquei o implamon no dia 23 de junho a minha mestruaçao foi normal nesse mes,mas no mes de julho a minha mestruçao veio no dia 28 e ate hoje dia 12 de agosto perco um pouco de sangue todos os dias
o que faço?
respondem por favor

Anónimo disse...

Uso implanon desde 2004 ja troquei, e no inicio pensei em desistir devido aos sangramentos constantes, mas quando coloque na segunda vez percebi que eles pararam e agora menstruo normalmente, e recomendo o metodo, lembrando que todo medicamento tem seus prós e contras, cabe a cada um avaliar.

Anónimo disse...

eu pos o implamon vai fazer um ano i desde dai ja emgordei 22kilos tem dado resultado mas cada vez tou a ficar mais gorda fazo dietas mas mesmo assim engordo sempre nao aconselho a nimguem......

Anónimo disse...

Coloquei o Implanou a 09/08/09 , dia 20 de Agosto apareceu-me o período e desde então não parou o sangramento, não sei mas o que fazer, porque o sangramento e abundante, realmente cada caso e um, eu tenho endometriose tenho medo de estar a agravar ainda mais a minha situação, se alguém estiver na minha situação e resolveu o problema gostaria que responde-se-me
Obrigado

Anónimo disse...

tenho o implanou pela 2 vez pois e bastante eficas apezar de a 1 vez nao ter gostado muito pois tive varios sintomas que na altura ninguem me tinha explicado que isso poderia acontecer agora tenho o implanou a 5 meses e desde entao nunca mais me veio a mestruaçao emgordei sintu-me bastante inchada sera normal isto estar a acontecer ja pensei tirar o implanou se entretanto a minha mestruaçao nao me vier terei de consultar um medico? por vezes tenho dores de morte no braço pois acho que desta vez o implanou ficou mal posto

Anónimo disse...

ola pessoal, uso pilulas a tres anos... mas no qual tenho muita dor de cabeça, e onde me recomendaram o implanon, gostaria de saber se posso por, pois ainda nao tenho filho, será que depois consigo engravidar normalmente?

Anónimo disse...

Olá, eu coloquei o implanon e já estou retirando o 2 para tentar engravidar (6 anos)no meu caso foi essencial, pois tenho endometriose e foi o melhor método que já usei, as dores pararam, e engordar faz parte da idade e do processo (hormonal) mas nada que não possa ser resolvido com exercício e alimentação. Depois conto como foi depois que tirei e se consegui engravidar, pois ainda tenho hipotireoidismo o que dificulta um pouco mais as coisas, mas eu indico o implanon para quem realmente precisa dele.

Anónimo disse...

ola a todas eu tinha o emplanon a 2 anos tive que retirar porque estava a ter imurajias de sangue e agora me disseram que vou ter dificuldade em engravidar sera que e verdade nao foi nenhum medico que me disse mas sim uma amiga gostaria se possivel que alguem me pudesse ajudar pois ando com isso na cabeça nao paro de pensar obrigado

Anónimo disse...

como fasso para saber a resposta que me deram pesso desculpa pela ignuranxia max e a minha primeira vez neste sity e gostaria k tivessem uma resposta o mais rapido possivel obrigado mais uma vez

Anónimo disse...

Olá bom dia,

Eu tenho Inplanon desde Fevereiro deste ano e o unico a apontar e que considero grave, alias estou a pensar em retirar é o facto de frequentemente ter pequenissimas perdas de sangue (tipo corrimento) mas com um odôr!!! Ainda que faça a higiene pessoal varias vezes ao dia o odôr mantem-se sempre que isso acontece, e isso faz com que não tenha o avontade para o acto sexual.
Alterações de peso no meu caso não aconteceram.
Se alguém poder esclarecer algo sobre isso agradeço..
Obrigado
Rosa Ribeiro

Anónimo disse...

boa noite,

Gostaria de saber qual a percentagem de eficassia ao certo deste metodo e tambem se barriga inxada e dura é algum efeito secundario

Gostaria que respondessem com alguma urgencia para o mail gjvicente96@hotmail.com

obrigado pela atençao

Anónimo disse...

Eu não digo a ninguém para não colocar, mas tb não digo para colocar, pois cada pessoa deve ser autonoma o suficiente para saber o que quer. Na minha situação o meu médico colocou-me o implanon e foi tudo muito depresessa, não me deu muito tempo para pensar. Se fosse agora não o tinha colocado. Tive-o durante 6 meses em que tive muitos corrimentos,com um ôdor!!!! de bradar aos céus!!!!, periodo irregular quase 1 mês cada vez!!!! Cabelo baço e sem brilho, o peito quase deixou de se ver, até que decidi retirar. Não engordei apesar de andar sempre com a sensação de inchaço. Agora que retirei o meu corpo reagiu como se algo me faltasse ou como se uma droga faltasse e passei mal a semana passada, muito mal, parecia que o meu coração ía parar com tensão muito baixa e falta de apetite. Agora vou ver, espero que tudo normalize. E não não volto a colocar o implanon.

Anónimo disse...

Olá a todas, a minha méedica colocou-me o implanon no dia23/01/12,não sei que fez ela que o tve de retiar no dia 26/01/12, acontece que para além do grande ematoma que tenho no braço ela para o retirar executou 5 golpes e mesmo assim como hoje já não tenho penso, sinto que ainda tenho algo lá dentro, o meu problema não foi o aparelho mas sim a médica, hoje tenho dores no braço, cicatrizes e algo ainda lá dentro... e isto já aconteceu a alguém?

Anónimo disse...

Coloque o mirena e saiu na primeira menstruação fique muito chateada, estou pensando em colocar de novo.
Roselygsousa@hotmail.com

Anónimo disse...

Tenho uma dúvida, e gostaria que me ajudasse. Sou de Portugal, tenho 28Anos. retirei Implanon ontem dia 08/01/2013, gostaria de saber se, tentasse engravidar agora, o feto poderia vir a ter alguma má formação devido á substância que o implanon liberta? Falei com o meu marido e ele acha que deveria de esperar mais ou menos 2 a 3 meses para que o ciclo ficasse regular, visto que durante o tempo que tive o implanon o meu organismo andava todo alterado. Quero engravidar, mas tenho algum medo.... Será que me pode tirar esta dúvida? carlos_gea_isa@hotmail.com

Anónimo disse...

Anónimo Anónimo disse...

Tenho uma dúvida, e gostaria que me ajudasse. Sou de Portugal, tenho 28Anos. retirei Implanon ontem dia 08/01/2013, gostaria de saber se, tentasse engravidar agora, o feto poderia vir a ter alguma má formação devido á substância que o implanon liberta? Falei com o meu marido e ele acha que deveria de esperar mais ou menos 2 a 3 meses para que o ciclo ficasse regular, visto que durante o tempo que tive o implanon o meu organismo andava todo alterado. Quero engravidar, mas tenho algum medo.... Será que me pode tirar esta dúvida? carlosgea_isa@hotmail.com

Anónimo disse...

Olaaa.
Eu ja vou no terceiro Implanon... sem qualquer problema... cada pessoa é uma pessoa cada corpo é um corpo. .. nao é por uma mulher nao se dar bem que desaconselha totalmente o implanon a outras mulheres... a unica dubida que tenho é que o implanon acabou dia 2-5-2014.. tenho consulta para a extracção dia 12... nao sei por mais quando tempo após os três anos faz efeito... se alguem souber responder. ... boa noite a todas!!!