16 fevereiro, 2009

Liga Portuguesa - Cancro no Colo do Útero



Se viste o filme já sabes, evita o cancro do colo do útero, fazendo o exame do Papanicolau. Este exame consiste na recolha de material do colo do útero que será analisado em laboratório e é importante porque, para além de diagnosticar a doença, permite também determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver este cancro.
As mulheres devem fazer este exame, de preferência, todos os anos, e a melhor altura é uma semana antes da menstruação, evitando duches e relações sexuais 3 dias antes do exame.
Se tiverem mais alguma dúvida, perguntem-nos. Mas, o que nós aconselhamos é que falem com o vosso médico de família ou com um médico especialista.
E não se esqueçam, passem a palavra e, principalmente,
previnam-se para não terem de remediar!

5 comentários:

Anónimo disse...

Lol muito obrigada ;) Há que dar uma certa originalidade à coisa...

Em relação ao vosso post... Tenho uma dúvida... Esse exame deve ser feito todos os anos, a partir de que idade?

Saudações científicas.

Deméter disse...

Boa pergunta!
Para as mulheres sexualmente activas este exame é extremamente importante mas, as mulheres devem começar a fazer o rastreio mesmo na virgindade. Por essa mesma razão, é que andam a oferecer a vacina a meninas de 15/16 anos, porque o cancro do colo do útero pode atacar a qualquer momento.
Esta vacina também é extretamente importante e, tem mais efeito durante a virgindade mas, mesmo as mulheres sexualmente activas devem-na tomar.

Não há uma idade certa para se começar a fazer o rastreio, o importante é que todas as mulheres o façam!

Obrigada pela colaboração e esperamos ter-te ajudado. =)

Anónimo disse...

Sim, melhor mesmo prevenir, lá desperdiçar um dia e ir fazer o teste do que depois termos cancro!
Beijinho

Anónimo disse...

Bom conselho, para todas as raparigas e mulheres, este que vocês deixam aqui!

Anónimo disse...

Esta é uma mensagem sobretudo para as mulheres, que se devem prevenir, mas também para os homens que devem ajudar as suas companheiras. Cabe aos homens lembra-las e apoia-las porque o cancro afecta não só as mulheres, mas também toda a gente que as rodeia e que lhes quer bem!