16 novembro, 2008

Abstinência Periódica

Método do Calendário

Agora iremos falar de um método vulgarmente conhecido como o do calendário. Neste método, a mulher terá de anotar, num calendário, o 1º dia da sua menstruação durante 12 ciclos consecutivos, para que possa saber, com alguma certeza, o tempo que dura o seu ciclo menstrual. Cada ciclo é contado desde o 1º dia em que surge o fluxo menstrual, até ao dia anterior ao surgimento do fluxo seguinte. Depois, pode-se calcular o período fértil.

Para se calcular o período fértil deve proceder-se da seguinte forma:
· Subtrair-se 11 dias ao ciclo menstrual mais longo e 18 dias ao ciclo mais curto.
Exemplo: Mulher com ciclos menstruais entre 25 a 30 dias.
25 - 18 = 7 30 – 11 = 19
Nesta mulher, o período fértil será entre o 7º dia e o 19º dia do ciclo. Entre estes dias a probabilidade da mulher engravidar, sem usar nenhum método contraceptivo, será maior.

Método do muco cervical:

Este método, também conhecido como método de Billings, baseia-se nas alterações do muco cervical que ocorrem ao longo do ciclo menstrual. Este muco é produzido no colo do útero (cérvix), o qual varia de aspecto e consistência ao longo do ciclo.

O muco pode sofrer muitas variações:
· Após a menstruação, normalmente não existe muco. Estes dias são considerados seguros. A probabilidade da mulher ficar grávida se tiver relações sexuais é muito reduzida;

· Depois desta pequena fase, o muco começa a aparecer com um aspecto grosso, pegajoso e esbranquiçado ou amarelado;

· Perto da ovulação, o muco vai-se tornando mais líquido, transparente e elástico, atingindo o máximo da sua fluidez. Ao último dia do muco com estas características chama-se dia do auge. Os dias em que há secreção do muco com estas características são aqueles em que não se deve ter relações sexuais se não se quiser engravidar.

Para que este método seja mais eficaz, terá de ser feita uma observação diária do muco cervical, retirando-o da vagina com dois dedos, para que se possa testar a sua elasticidade, uma vez que esta, durante o período fértil se apresenta muito reduzida, quando o muco é distendido entre dois dedos.

Desafio! :
Neste mundo cientificamente tão avançado e em que o planeamento familiar está ao alcance de todos, achas que ainda faz sentido continuar a recorrer a estes dois métodos anticonceptivos?

7 comentários:

Anónimo disse...

Eu não vejo nenhum problema em especial de se usar estes métodos. Não me parece que sejam muito usados nos tempos que correm, pelos jovens, mas se alguém usar não acho nada de especial. Desde que se evite uma gravidez indesejada...
Quando acabarem o trimestre, gostaria que aprofundassem mais as vossas notícias. Sinceramente, e pelo o que já tenho lido, é das coisas que mais faz as pessoas virem aqui. E por isso, acho que devem fazer delas outra coisa. São tão interessantes que deviam colocá-las mais à vista, como por exemplo, em textos.
Bom trabalho!

Anónimo disse...

E porque não? São métodos como outros quaisquer! E mais económicos apesar da sua eficácia. Não que seja muito baixa (corrijam-me se estiver errado), mas depende de muitos factores, como ter algum à-vontade para retirar e analisar periodicamente o muco cervical ou ter períodos menstruais suficientemente regulares para que seja calculado, sem erros, o período fértil. Não que não seja eficaz, só acho que não são os mais cómodos.

Anónimo disse...

Eu acho que provavelmente estes métodos não são muito usados. Talvez o do método do calendário seja mais usado do que o do muco cervical, mas acho que não é tanto como método contraceptivo. Os casais que querem muito engravidar, tentam ter relações sexuais mais próximas do período fértil para que a probabilidade de haver gravidez seja maior. Não acredito que nos dias que correm ainda haja muita gente, principalmente jovens, a usar estes métodos.

Deméter disse...

Andreia,
Penso que não vamos fazer das notícias parte integral do blogue. Mas a tua sugestão vai ser tida em conta e vamos, com certeza, explorar mais algumas das notícias!
Obrigada.

Anónimo disse...

Acho completamente desnecessário usar estes dois métodos quando há métodos muito mais eficazes.
Claro que podem ser um complemento, mas não acho seguro as mulheres seguirem-se apenas por eles!
Bom trabalho meninas

Anónimo disse...

Eu concordo plenamente com o que a Sofia Cruz disse porque vivemos num mundo avançado e nao faz sentido nenhum continuar a usar metodos tão antiquados. Alem disso nao sao metodos com muita eficacia certo? Uma pessoa tem de estar sempre a ir ver a elasticidade para poder comparar. Com o preservativo porque e que havemos de complicar?

Anónimo disse...

é claro k todos nos sabemos, a medicina avança a cada dia. neste campo muito mais, mas estes métodos nao passam so pelo angravidar ou nao, mas sim para que a mulher comece a conhecer os sinais do seu proprio corpo. acreditem o nosso corpo é uma caixinha de suepresas e se o soubermos ouvir e compreender tem tudo de positivo. por ultimo claro, nao se esqueçao os farmacos nao sao a melhor opçao para conservar o nosso corpo, pode ser a opçao mais facil, mas nao a a melhor.