02 novembro, 2008

Diafragma

Este método, utilizado pelas mulheres, é um anel flexível, revestido por uma membrana de borracha fina.
A mulher deve colocar o diafragma na vagina 15 a 30 min antes do acto sexual e retirá-lo 6 a 8 horas depois da penetração. Durante a relação sexual, este método contraceptivo cobre o colo do útero, criando assim uma barreira que impede a entrada dos espermatozóides.

Este método deve ser usado com aconselhamento médico pois existem diafragmas de vários tamanhos e deve-se escolher aquele que é mais apropriado para a mulher em questão e que tenha uma adequação perfeita.

Convém usar o diafragma em conjunto com os espermicidas para que a sua eficácia seja mais alta, variando assim entre 82 e 97%. Contudo, este método pode falhar por ter sido mal colocado, por ter uma medida inadequada à mulher ou por não ser usado em conjunto com outros métodos.

Este método tem algumas vantagens, tais como ser relativamente fácil de usar e proteger contra algumas doenças relacionadas com o colo do útero. Não diminui o prazer sexual e dura quatro anos, caso seja bem utilizado e não haja mudanças de peso na mulher. Mas, como em todos os métodos, este também tem desvatagens que são: o seu preço e os efeitos colaterais, como por exemplo a irritação vaginal, reacções alérgicas, dor na relação e infecções urinárias.

Atenção: este método não é recomendado a mulheres virgens, alérgicas a borracha e/ou espermicidas ou que tenham tido bebés recentemente.

Desafio!:

Este método não é comercializado em Portugal. Porque é que achas que isso acontece?

13 comentários:

Anónimo disse...

Li alguns textos do vosso blog e posso dizer que estão muito interessantes, parabéns!
Respondendo a este desafio. A meu ver o diafragma tem vários inconvenientes. A sua colocação não parece propriamente fácil, é algo que se coloca com alguma dificuldade e desconforto e depois ainda pode não resultar. Além disso, as pessoas já estão habituadas ao preservativo, porque este além de proteger de uma gravidez, protege também de doença. E isso é algo que o diafragma também não faz. Daí o uso do preservativo que além de eficaz também previne as infecções.
Vocês fazem esta pergunta e parece que é mau que não se use o diafragma. Não é mau nem bom, desde que se use qualquer um e se previna a gravidez quando não se acha que é o momento certo!

Anónimo disse...

Penso que não é comercializado em Portugal pela mesma razão do preservativo feminino: As mulheres não se adaptaram a utilizarem-no.
Preferem outros métodos. Além de que pelo que disseram pode causar algumas irritações na vagina.

Anónimo disse...

Olá!
Não é comercializado em Portugal porque as mulheres portuguesas não estão dispostas a usar métodos tão complicados... :P

Quanto à sugestão, parece-me uma boa ideia ;) Quando não tivermos nenhuma notícia para por no blog, podemos "tapar a falta de actualizações" com a tal letra ;)

O vosso blog está muito giro, que continue assim!

Saudações cientificas

Anónimo disse...

Acho que nós, os europeus, temos o habito de não tocar, por vezes, nem falar de assuntos relacionados com as partes intimas de cada um. Assim, é desconfortável, como disse o Nuno, para qualquer mulher com os nossos costumes a utilização do diafragma por se ter de fazer o que se vê na figura que vocês puseram que, realmente, impressiona qualquer um!

Anónimo disse...

Eu quando li este texto e carreguei no botão dos comentários, vinha mesmo com intenção de comentar. Mas, depois de ler o que o Nuno e a Bianca responderam, acho que está tudo dito!

Anónimo disse...

Continuam os textos muito interessantes e muito bem escritos. Este blogue é a prova de que um bom grafismo, temas científicos essenciais e uma boa expressão escrita podem coexistir harmoniosamente.
Continuem o bom trabalho!

Anónimo disse...

Este blog mostra realmente muito trabalho de pesquisa e empenho para conseguir que esteja tão atraente e interessante! Parabéns

Anónimo disse...

Acho que toda a gente sabe que o stress pode provocar lesões aos filhos, toda a gente já ouviu dizer. Mas ninguém diz como. Boa notícia!

Anónimo disse...

Não está à venda porque não deve ter procura. Não é prático, não é seguro, não protege das doenças,não deve ser nada confortável, então é melhor optar por outro dos vários métodos.
Na minha opinião o melhor é a pilula, se se puder utilizar, e o perservativo para evitar contágios.
Continuação do bom trabalho que têm vindo a desenvolver

Anónimo disse...

É um método que requer pratica da mulher para o colocar e talvez se possa tornar desconfortável, e como tem de ser colocado com alguma antecedência da relação , a mulher não esta propriamente a pensar : Ah hoje vamos ter relações!
Continuem o bom trabalho!
Passem pelo nosso Blogue também
Sofia

Cristina Figueira disse...

O Diafragma contraceptivo tem popularidade em Espanha, noutros países da Europa e nos Estados Unidos. Receio que em Portugal seja visto como um método difícil de utilizar por não ter havido suficiente informação e instrução no sentido de ajudar a mulher a utilizá-lo correctamente.

Numa relacção estável e saudável não temos por hábito utilizar preservativo, por muito bom que seja, há sensações que só são possíveis de vivenciar com o toque natural dos orgãos sexuais. Nesta óptica, em termos de contracepção não hormonal, a oferta é muito reduzida, temos o DIU e fim da lista.

Uma mulher que não esteja interessada em modificar as suas hormonas, fertilidade e estados de espírito, mas que não queira utilizar um DIU, tem de ir a outro país tratar da sua contracepção, e eu olho este facto com muita tristeza, pois gostaria bastante de ter encontrado em portugal um ginecologista disposto a falar sobre este método, ou até mesmo sobre o Femcap, método que agora utilizo e recomendo, e fiquei absorta ao deparar-me com a realidade retrogada que é a contracepção neste país, onde um ginecologista só sabe dizer uma palavra: pílula.

Discordo dos leitores que consideram que este método é complicado. Não o é de todo. Da mesma forma que um homem aprende a colocar um preservativo, também uma mulher aprende a colocar um diafragma, e as vantagens da exclusão da contracepção hormonal vão além de tudo o que se possa imaginar!

Anónimo disse...

Infelizmente estamos muito atrasadas neste pais... Queria experimentar o diafragma e não existe...pufff não posso tomar hormonas e seria uma boa solução. Quanto à colocação acho q ninguém nasce ensinado, portanto tudo se aprende. Tenho dito

Anónimo disse...

Acredito que muitos dos comentários sobre a dificuldade da utilização do diafragma estão equivocados, pois ele na verdade deixa de ser um tabu quando estimula a mulher a conhecer o seu próprio corpo. Utilizo o diafragma como método à mais de 7 anos, nunca engravidei e tenho parceiro fixo. Só precisa ser bem utilizado, é fácil, pratico, indolor e saudável. Não incomoda e nem é sentido durante o ato, proporcionando uma verdadeira experiência benéfica e segura. Também nunca usei espermicidas. Acredito que o desconhecimento, a pressão farmacêutica (na utilizaçºao em massa de contraceptivos hormonais e em abafar seus efeitos colaterais) bem como uma medicina cega podem ser algumas das causas da sua não comecialização. Em pesquisas recentes o diafragma aparece como um dos métodos mais eficientes, com eficacia superior à pilula por exemplo, 98% (pilulas a depender do medicamento variam entre 93% a 97%) e o peservativo (outro método de barreira) tem apenas 74% de eficacia. Acredito que as mulheres precisam se libertar do desconhecimento do seu proprio corpo e do controle externo, que hoje é cada vez mais "biologico" também, não só social\religioso\familiar. Não sou contra a escolha acertada de hormonas em determinados caso, sou contra sua genealizaçºao. todas devem ter um leque e possibilidades de escolha.