24 novembro, 2008

Vasectomia ou Deferentectomia


Este e os próximos textos serão esclarecedores quanto à contracepção cirúrgica que, apesar de ser um método bastante eficaz quanto à prevenção de uma gravidez, NÃO impede o contágio de doenças sexualmente transmissíveis (DST), agora mais apelidadas de infecções sexualmente transmissíveis (IST).


A vasectomia ou deferentectomia é a contracepção cirúrgica usada nos homens, em que se pratica uma incisão na pele do escroto, chegando aos canais deferentes onde é feito o estrangulamento ou corte e se prendem as pontas de forma a impedir a passagem dos espermatozóides. É uma cirurgia de esterilização definitiva, o que impedirá o homem de ter filhos. Portanto, deve-se pensar bem antes de fazer a vasectomia até porque, apesar de possível, a cirurgia de regressão, para além de implicar maiores cuidados, também terá menor sucesso, principalmente, se passar muito tempo entre a vasectomia e a cirurgia de regressão.

Após a vasectomia, o homem não deve ter relações durante 7 dias e deve continuar com o uso de outros métodos contraceptivos até 60 dias pois alguns espermatozóides podem ainda permanecer vivos. Apesar disso, não deixa de ser o método contraceptivo permanente mais eficaz no homem e os seus riscos são mínimos. Podem acontecer alguns hematomas, inflamações nos testículos e infecções raras, mas nada mais grave do que isso.


DESAFIO!
Não será excessivo recorrer a um método tão drástico sabendo que, caso voltem a querer ter filhos, será difícil reverter a operação?
Esclarecimento: O texto foi reformulado e o Desafio alterado, em virtude de, por lapso, se ter referido "até aos 60 anos" quando se queria dizer "durante 60 dias". Pedimos desculpa pelo sucedido.

7 comentários:

Anónimo disse...

gostei do desafio, é uma pergunta que me fez pensar durante alguns minutos.Por um lado é um metodo contraceptivo mais eficaz no homem e isso é bom para evitar uma gravidez, mas por outro existe muito outro métodos contraceptivos igualmente eficazes. Na minha opinião não sou adepto deste metodo contraceptivo, pois acho que se houver responsabilidade de usar o preservativo não precisamos de recorrer a outros métodos que no fundo até aos 60 anos terei que usar ao preservativo na mesma. Já agora gostava de saber a vossa opinião!

Anónimo disse...

Eu também acho que não vale a pena. É algo tão drástico, mais vale utilizar um método simples como o preservativo que é tão eficaz e um dia, quando quisermos ter filhos, podemos.

Anónimo disse...

Talvez não valha a pena...Especialmente em homens novos, já que depois mais tarde podem mudar de ideias!
Para homens com cinquenta/ sessenta anos e que não queiram mesmo ter mais filhos, aí sim!

Anónimo disse...

Não compensa, visto que se tem de usar outros métodos até a uma certa idade... Já para não falar da questão dos anticorpos...

Obrigado pelos vossos comentários no nosso blog ;)

Saudações cientificas

Anónimo disse...

Boa noite !

Na minha opiniao , no que diz respeito ao desafio proposto penso que é desnecessário o homem submeter-se á vasectomia :
1º porque tal como ja foi dito noutros comentários o homem terá de usar na mesma outros metodos contracptivos e como tal caso mude de ideias poderá sempre optar por ter filhos mais tarde;
2º uma vasectomia é algo de dificil regressao e como nos sabemos a mente humana é muito subjectiva . "O que hoje é certo ,amanha poderá nao ser", e como tal penso que a vasectomia é desnecessária.

Desafio bastante interessante e pertinente que terá os seus contras e os seus afavores, dependendo da opiniao de cada.

Bom trabalho!

Boa noite *

Anónimo disse...

Gostei do esclarecimento, principalmente por terem sido vocês a dar pelo erro e a assumi-lo rapidamente.
Quanto ao desafio acho que é arriscado fazer algo tão definitivo e que tem a desvantagem de não oferecer protecção contra as DST.
Continuação de bom trabalho

Anónimo disse...

Acho realmente que não será um método muito usado por pessoas jovens visto que é algo muito definitivo.
Não percebo como se pode querer utilizar este método visto que, como disseram, muito rapidamente uma pessoa muda de mentalidade.