15 outubro, 2008

Preservativo Masculino

Hoje vamos falar de um dos métodos contraceptivos mais usados, o preservativo masculino. No entanto, não esquecemos que existe também o preservativo feminino, mas que é menos usual.

O preservativo é uma capa fina de latéx, usada na vagina ou no pénis, em que ficam retidos os espermatozóides, evitando assim uma possível gravidez.

Este método, quando usado correctamente, tem uma eficácia que varia de 82% a 97%, sendo um dos métodos contraceptivos com mais eficácia.

Como todos os métodos, este também tem desvantagens, tais como ter de ser comprado pelos utilizadores e não ser reutilizável. Mas nem tudo são más notícias. Também tem vantagens como não fazer mal à saúde e, o mais importante, prevenir as DST, inclusive a SIDA.

Pode haver efeitos colaterais como irritações ou alergias, mas se se for trocando de marca e se usar lubrificante, isso ajudará a não ter alergias.

Já sabem, para relações pouco sérias: preservativo sempre!

Desafio!: Quais as razões que levam as pessoas a não usar preservativo, mesmo havendo tanta divulgação?

Até à próxima publicação onde faremos uma sondagem das respostas dos nossos leitores!

10 comentários:

Anónimo disse...

eu acho, pessoalmente, que tira um pouco a sensação. Não é tão sentido o acto. Mas é indespensavel numa relação entre jovens!

Anónimo disse...

Este é o contraceptivo que mais se deveria usar, proque há vários para evitar uma gravidez indesejável mas para evitar as DST este é o mais eficaz.Principalmente quem não tem um parceiro certo, nunca deverá abdicar do seu uso.

Anónimo disse...

o primeiro anónimo disse "tira a sensação". é o preço a pagar pela contracepção. preferes um filho sem quereres ou ser bom na mesma com esse pequeno inconveniente?

Anónimo disse...

Se acha que tira a sensação não use. Evita todos esses problemas se apenas tiver relações sexuais com a pessoa com quem quer ficar para o resto da vida.

Têm aqui um bom trabalho apesar de eu não concordar com o uso de métodos contraceptivos, de todo. Apesa disso, e porque os jovens não vão na minha cantiga, é bom que estejam ao menos informados e protegidos contra doenças sexualmente transmissíveis.

Anónimo disse...

A crise dos EUA deixa-me preocupada sinceramente por tudo e mais alguma coisa. Mas como aqui se fala de contraceptivos, só me dão mais uma razão para me preocupar.
esta pergunta é um pouco como a que fizeram da outra vez. mas acho que os jovens não usam e as raparigas deixam porque de vez em quando dá na cabeça dos rapazes de dizer às raparigas que ou fazem sem preservativo ou não gostam deles. Não vão nessa!

Anónimo disse...

Esta semana estão com poucos comentários, não? Se querem a minha opinião acho que é porque a pergunta é muito parecida à anterior, não vos parece? Apesar de ter ligeiras diferenças vai dar ao mesmo e quem teve interesse em responder à do outro texto, tem menos ao responder a este.
O que não deixa de ser interessante são as notícias que vocês aqui põe. Os Estados Unidos da América vão ser e, de alguma maneira, já são o grande mal do mundo. Causadores de uma futura crise mundial a todos os niveis.

Anónimo disse...

o dinheiro que se gasta a comprá-los, o tempo que se perde a ir a um centro de saúde buscá-los (se os queremos ter de graça) e a sensação que tira durante a relação sexual. :)

Anónimo disse...

Sim, joão, tens razão. Mas eu também tenho ao dizer que realmente tira a sensação!

Anónimo disse...

Em resposta ao vosso desafio proposto penso que em algumas das vezes nao é usado o presevativo ( embora haja mta divulgaçao ) , porque nem sempre se anda prevenido quando acto acontece, ou porque nao se está á espera que vá acontecer. No entanto é verdade que cabe a cada um andar sempre prevenidoo ou nao :D..

Continuaçao de bons post's.
*

Anónimo disse...

Penso que muitos jovens deixam de usar preservativo simplesmente porque dizem sentir incomodo, preferindo realizar o acto sexual sem o mesmo.