06 outubro, 2008

Pílula: Eficácia e Consequências


No último post lançámos algumas perguntas às quais obtivemos várias respostas verdadeiras, mas também muitas erradas.


O tópico em que obtivemos mais respostas erradas foi no “a pílula engorda”. A pílula por si só não engorda. O que acontece é que muitas raparigas que começam a tomar a pílula têm já uma certa tendência para engordar. Deste modo, quase tudo serve de “desculpa” do organismo para que a pessoa ganhe peso.
A pílula também não diminui a capacidade da mulher ter filhos. É, até, um método contraceptivo que preserva a fertilidade. Infecções e tumores, que podem ser algumas das causas de esterilidade na mulher, são raros em mulheres que tomam a pílula.

A pílula não é 100% eficaz até porque cada organismo reage de maneira diferente a estímulos exteriores. Não é total, mas é muito grande. Para se saber a eficácia de um método contraceptivo é normalmente usado o Índice de Pearl que consiste em calcular o número de gravidezes indesejadas em 100 mulheres, ao longo de um ano. O índice da pílula está entre 0,32 e o 1,25, isto quer dizer, em 100 mulheres cerca de 1, apenas, fica grávida.


Além disso, a pílula não tem só fins contraceptivos. Esta pode ser usada também para melhorar o acne, o excesso de pêlos, diminui as dores menstruais e o fluxo de sangue perdido.
Mas, apesar de todas as suas boas características, este método contraceptivo também tem os seus contras. Por exemplo, como a pílula é um comprimido que se ingere, demora tempo a que passe para a circulação. Assim, com problemas intestinais ou de estômago, o organismo pode não ter tempo de absorver tudo quanto precisa para que não ocorra ovulação. Deste modo, aquando a relação sexual, há que tomar outras precauções.


Desafio!:
Porque é que a pílula do dia seguinte é só um método usado em último caso? Será porque há muitas medidas que se podem tomar antes, sem se ter de recorrer a esta pílula, ou será por outras razões?

Esperamos que tenham ficado esclarecidos quanto às características da pílula e se tiverem dúvidas, já sabem, contem connosco!

17 comentários:

Anónimo disse...

a pilula não engorda!
essa é definitivamente nova para mim. bem, mas acho que para vocês porem isso aqui é porque deve ser mesmo verdade. estou espantadissima, sinceramente.
bem, este blogue faz sempre com que eu tenha vontade de participar!
por acaso essa pergunta é bem feita... de facto não sei, nao sei porque é que a pilula do dia seguinte é sempre usada em ultimas circunstancias, em ultimo caso. mas ouvi falar em qualquer coisa de ficarmos mal-dispostas...mas não percebi bem porquê...
beijinhos e definitivamente, espero por noticias!
(por falar em noticias, parabens por esse espaço, é mesmo muito interessante e está cheio de noticias fresquinhas!)

Anónimo disse...

Eu tomo pílula por causa do acne que tinha e resultou, ao contrário de muitos tratamentos que tinha feito anteriormente.
Quanto à pilula do dia seguinte, não deve ser tomada constantemente, porque esta "injecta" no nosso corpo uma quantidade brutal de hormonas que não é natural. Além de que essa pílula vai perdendo eficácia à medida que se toma.
Bom trabalho ;)

Anónimo disse...

completamente surpreendida!

Anónimo disse...

pois, o que acontece não é engordar ne? tipo, as pessoas incham ne?
entao a pipula do dia seguinte acho que faz as pessoas vomitar e cenas assim. eu nai sei porque ne, mas sei faz essas coisas.

Anónimo disse...

Mais um texto?
Muito bem..estão mesmo empenhadas no blog! Mas ainda bem, que por acaso não ando lá muito bem informada sobre este assunto. =/

E este texto principalmente estava com vontade de ver porque fiquei com curiosidade de desfazer algumas dúvidas depois do último desafio.
há coisas que, de facto não surpreendem mas eu nunca tinha ouvido dizer que podia causar problemas intestinais..mas realmente o que explicam no texto faz todo o sentido.

Estou a gostar imenso do vosso blog. Continuem assim que isto promete ter sucesso.

Anónimo disse...

Continuam a fazer um bom trabalho, explicaram de forma clara e simples os prós e contras do uso da pilula. Quanto ao desafio proposto sobre a pilula do dia seguinte que, tal como o nome indica deve ser tomada nas 24h seguintes no caso de esquecimento do uso do metodo contraceptivo habitual, fico à espera do desenvolvimento.
Continuação de bom trabalho.

Anónimo disse...

pronto. ainda não falaram de todos os métodos contraceptivos, não é verdade, mas já me esclareceram a dúvida. De facto há metodos contraceptivos que têm efeitos secundários. E a pílula do dia seguinte é um deles, não é verdade? Por acaso tambéme stou curioso por saber porquê.

Anónimo disse...

Está tudo bem explicado...
E também há mulheres que têm anemia, que tomam a pílula para controlar o fluxo de sangue...
Porém, não vos faltam alguns contras?
E a história dos aneurismas cerebrais e rebentamentos de veias por causa da pílula (a normal)?

***

Anónimo disse...

bem, já passaram isto para o trimestre dos contraceptivos!
como e que alguem pode dizer que está tudo dito sobre este assunto? É tão falado e ainda há tanto para perceber e explicar...

Anónimo disse...

sou um bocado ignorante em relação à pilula...pelo k me contaram, vai variando de pessoa pa pessoa, e por isso existem umas pilulas mais indicadas do k outras, pa uma certa pessoa.quanto ao engordar, sei d uma amiga minha k teve a infelicidade de engordar quando experimentou a pilula pela primeira vez, e por isso nunca mais a experimentou, mas tb sei d uma outra gaja k não teve nenhum problema desses. com isto fiquei a perceber melhor as coisas sobre este assunto...
parabens, ta excelente mesmo!!

Anónimo disse...

eu sei que não tem a ver com este texto mas podem-me responder a uma pergunta mesmo que não tenha directamente a ver com o tema que falam no texto?

Deméter disse...

ah, claro que sim. diz!

Anónimo disse...

portanto, o útero é um órgão (é um órgão?) relativamente pequeno, certo? Então como é que é possível a menstruação demorar 5 dias? quer dizer, como é possível que durante 5 dias consecutivos esteja a sair sangue duma coisa tão pequena... Eu sei que esta linguagem pode não ser a melhor, mas é só para perceberem onde é que eu quero chegar realmente.

Deméter disse...

Boa Tarde.
A pergunta da Mariana também nos colocou algumas dúvidas mas, andámos a averiguar a situação e, neste momento, estamos em condições de responder.
Portanto, a questão era: "Como é que é possível a menstruação demorar 5 dias sendo o útero um orgão pequeno?".
Ora bem, a menstruação ocorre porque, como não há produção de estrogénio e progesterona criam-se rupturas no vasos sanguíneos da parede do endométrio, o que provoca as hemorragias, e é daí que surge a menstruação. Depois, o facto de as mulheres menstruarem durante cerca de 5 dias tem haver com o restauro das paredes do endométrio. Não é igual em todos as mulheres porque há mulheres que conseguem cicatrizar mais rapidamente que outras.

Esperamos ter esclarido a tua dúvida e espero que continuem a visitar-nos e a comunicarem-nos qualquer tipo de questão que gostassem de esclarecer.

Anónimo disse...

ah, é verdade. eu já tinha esta dúvida à muito tempo. mas acho que é daquelas perguntas estúpidas que nunca se metem aos professores. e falar com os pais, nem pensar!
obrigadinha minhas queridas.

Deméter disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deméter disse...

De nada Marina.
Sempre que precisares já sabes. =)
Por mais estúpida que te pareça a questão fala conosco.

Beijinhos.