12 outubro, 2008

Pílula do dia seguinte

Chegou a altura de vos falar da pílula do dia seguinte, um comprimido que se toma após uma relação sexual com vista a evitar uma gravidez indesejada.

Quando não se tomam precauções, como o uso da pílula ou preservativo, pode ocorrer fecundação. A pílula do dia seguinte consiste em doses elevadas de hormonas, sobretudo estrogénio, e deve ser tomada em duas doses separadas. O primeiro comprimido deve ser tomado logo que possível após a relação sexual desprotegida e o segundo comprimido entre, no mínimo, 12 e, no máximo, 24 horas após a primeira toma. Este método contraceptivo de emergência evita a fecundação, se esta ainda não se deu, pois inibe a ovulação ou o crescimento do endométrio (parede uterina) que, por não alcançar as condições favoráveis para que ocorra a nidação, impede que a gravidez aconteça.
Este processo não evita as Doenças Sexualmente Transmissíveis e não se pode considerar abortivo pois não interrompe uma gravidez que já se tenha iniciado. Não há sequer dados de que a pílula do dia seguinte provoque danos no feto que se está a desenvolver.

Estes comprimidos devem ser tomados em situações como:
  • Rompimento ou esquecimento do preservativo;
  • Esquecimento da pílula contraceptiva oral para além do prazo máximo admitido após a última toma;
  • Expulsão do DIU (Dispositivo Intra-Uterino);
  • Remoção antecipada ou deslocamento de um diafragma vaginal ou de um cone contraceptivo;
  • Falha do método do coito interrompido;
  • Relação sexual durante o período supostamente fértil quando se optou pelo método da abstinência periódica;
  • Em caso de violação.
Agora respondendo à nossa pergunta. De facto a pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que não deve ser usado muito frequentemente. A pílula pode provocar dores de cabeça, tonturas, sensibilidade mamária, dores musculares e abdominais, náuseas e vómitos, aparecimento de hemorragia vaginal e fadiga, entre outras.

Desafio!: O próximo tema de que vos vamos falar é do preservativo.
Sendo este um método contraceptivo grátis, visto que é oferecido nos centros de saúde, e tão fácil de usar, porque é que acham que ainda há tantas grávidas adolescentes ?

17 comentários:

Anónimo disse...

não chegaram a explicar as razões concretas de não se dever tomar muitas vezes a pilula do dia seguinte... mas pronto. é a reacção do organismo a esse comprimido não é?
eu acho que é porque os adolescentes são irresponsaveis. só isso.

Anónimo disse...

no outro dia eu achei imensa piada a uma coisa que aconteceu.
Eu vim aqui ao vosso blogue e vi as notícias que voces aqui têm. À noite apareceu no jornal da noite, e eu já sabia! Agora tenho este blogue nos meus favoritos, gosto de andar sempre informada antes dos outros! tive um bocado de pena foi quando puseram este novo texto e nada da notícia!! espero que metam uma em breve.
MUITISSIMOS PARABENS PELO BLOGUE! ESTÁ O MÁXIMO!

Anónimo disse...

Boa! Eu sabia que não me iam deixar mal.

Anónimo disse...

porque são parvas!

Anónimo disse...

e eles tambem. eu ca nao me metia nisso.

Anónimo disse...

eu ja vivi uma situaçao em que percebi porque. eu nunca pensei chegar a esse ponto. mas cheguei. eu já nao era virgem e tinha um namorado. ele pediu-me para termos sem preservativo e eu nao queria comecei logo a pensar em ficar gravida ou com doenças esquesitas, ficava com a minha vida estragada mesmo. e disse-lhe que nao. entao ele disse que se eu nao fizesse que ele me deixava. e foi ai que eu percebi que se ele se quer pensava naquilo era porque so queria uma coisa e que nao gostava mesmo de mim. acham que valia a pena? eu gostava muito dele, mas ainda sou nova e nao ia estragar a minha vida assim. deixei-o, fui embora. chorei muito sim, mas encontrei bem depressa um novo namorado que me respeita de verdade. vale sempre a pena sermos conscientes!

Anónimo disse...

bao pergunta. a única razão que encontro é falta de neurónios.

Anónimo disse...

Bem, realmente pk são parvas, ou por situações como a suu... Parabens Suu!!!
Tomaste a melhor decisão!

E não me venham cá com tangas k é pelo calor do momento k se eskecem de usar preservativo... Porque eu sou uma adolescente, ja passei por situações dessas, e o preservativo tem sempre um espacinho pa todo esse calor, sem o estragar. Só é preciso termos isso na cabecinha, bem acente!

Bjnhs**

Anónimo disse...

Eu acho uma irresponsabilidade não usar preservativo. Secalhar ,no calor do momento não pensam nas consequências, e é talvez por isso que em Portugal há tantas adolescentes grávidas.

Anónimo disse...

essa da violação é um bocado forte...será que é preciso dar exemplos de coisas tão extremas?

Anónimo disse...

Bem, acho que muitas pessoas não usam o preservativo, porque há aquele mito: " O preservativo tira o prazer!". Com uma gama tão grande de tipos de preservativo, desde o mais fininho a sabor, penso que hoje em dia esse mito já não devia existir. É muito importante usar o preservativo. Ele não impede apenas a gravidez! Impede a transmissão de IST's e DST's.
Bom trabalho meninas ;)

Anónimo disse...

Eu acho que o uso do preservativo é muito importante enquanto não se quer ter filhos e até para prevenir as DST's.
Agora, concordo com a Inês, a desculpa do 'calor do momento' já não pega e na minha opiniao, qualquer pessoa minimamente informada sobre este assunto tem o cuidado de usar um metodo contraceptivo, neste caso o preservativo.
Talvez existam muitas adolescentes grávidas, não por falta de informação porque já não estamos no tempo dos nossos avós mas sim por descuido ou parvoíce.

Anónimo disse...

o método do coito interrompido é considerado metodo contraceptivo? é que eu sempre ouvi dizer que antes de sair o esperma há um líquido lubrificante que é expulso que também ele contem espermatozóides. não será o método do coito interrompido algo com demasiados contras e com eficácia reduzida para se considerar método contraceptivo?

Deméter disse...

De facto, o coito interrompido é considerado um método contraceptivo porque é uma forma de evitar a gravidez.
O que acontece no coito interrompido é a interrupção do acto sexual antes de esta chegar ao fim, ou seja, o homem retira o pénis da vagina e ejacula para fora. Isto acontece exactamente pelo o que tu disseste, António.
Esse líquido que sai antes da ejaculação, o chamado líquido pré-seminal, também pode conter espermatozóides.
Sendo assim, é de facto um método contraceptivo pouco eficaz mas é um método contraceptivo porque, de alguma forma, evita uma gravidez.
Assim como os espermicidas por exemplo, que, como verão mais tarde, também não é muito eficaz mas, ainda assim, é considerado um método contraceptivo.

Esperamos que estejas esclarido, e caso precises de perguntar mais alguma coisa,as tuas dúvidas e de todos os leitores, serão sempre bem vindas. =)

Anónimo disse...

Não acham que a facilidade com que disponibilizam preservativos e todas as campanhas acerca do mesmo, podem levar os jovens a pensar que a única coisa que devem pensar antes de iniciar a vida sexual é o uso do preservativo, deixando para lá outras questões como o querer ou não, o amar ou não, o estar pronto ou não?
Não será que a "badalação" do preservativo veio banalizar a sexualidade?

Teresa Hilário
A "quota" de serviço

Anónimo disse...

Os jovens já acham tão fácil iniciar uma vida sexual. Por terem tantas coisas à disposição, tantas maneiras de evitar aquilo que não querem, tantas maneiras de evitar doenças e bebés indesejados que a única coisa em que pensam é ter uma relação sexual e ganharem mais importância dentro do grupo de amigos. acho sinceramente, como a teresa disse, que se banalizou este assunto.

DRIKA MARKYS disse...

Eu não sei se vou ser bem clara,tambem nem sei se estou certa,estou muito estranha,sentimentos estranhos,pensamentos estranhos,na verdade,a dor é grande,perdi meu bebe aos 3 meses de gravidez,a uma semana atraz.Pior experiencia da minha vida.Eu engravidei mesmo depois de ter tomado a pilula do dia seguinte,tomei certinho,sem duvidas nenhuma.tomei o primeiro comprimido e depois de 12hs tomei o 2°.Foi sim uma surpresa,também um susto,não esperavamos essa gravidez pra esse momento em nossa vida,mas enfim,foi uma alegria imensa.Eu sofri um aborto retido,me questionei muito sobre o ocorrido,mas não achei resposta,o medico disse que o bebe não se formou no tempo devido,ae veio o aborto,e que isso Poderia ser consequencia dessa tal pilula,ja que estava tudo bem comigo,com minha saude.Sinceramente,não sei se é ou não isso,mas uma coisa é certa,nã confio mais.Daqui pra frente tomarei sim mais cuidado,até pq foi realmente um acidente na camisinha,mas enfim,seja acidente ou descuido,se eu tiver que engravida isso vai acontecer,pq esse remedio eu não tomarei mais.Desculpem se isso parecer critica ou outro sentido negativo,mas é algo pessoal,e só perdendo o que pra mim tinha imenso valor,é que da pra entender...t+