04 outubro, 2008

Pílula, Mecanismo de acção.


O primeiro método contraceptivo de que vos vamos falar é a Pílula. Este tipo de contracepção é dos mais usados devido à facilidade de utilização e à sua quase total eficácia.

Dentro dos ovários da mulher, todos os meses, ocorre o desenvolvimento de folículos, estruturas que contêm uma célula que dará origem ao gâmeta feminino. Durante o desenvolvimento dos folículos, a rodear a célula germinativa, formam-se células foliculares a libertar hormonas. Estas hormonas, que ficam acumuladas em cavidades no interior dos folículos, começam a ficar em grande quantidade e a célula deixa de ter capacidade para as armazenar. Por esta razão, dá-se o rompimento da membrana citoplasmática e ocorre a ovulação que consiste na libertação de hormonas, algumas células foliculares e do gâmeta feminino, oócito II.



A tão conhecida pílula consiste em comprimidos que as mulheres tomam regularmente, ao longo do mês. Esta é constituída por estrogénio e progesterona que são as hormonas produzidas nos folículos. Com a sua administração, o organismo recebe quantidades regulares destas hormonas, o que faz com que elas passem a existir em grandes quantidades dentro dessas mulheres. Deste modo, e porque o nosso sistema está “programado”, neste caso, para actuar no sentido contrário ao que está a acontecer (feed-back negativo), uma mensagem é enviada. Isto é, há uma glândula ao nível do encéfalo, denominada Hipófise, que, através das hormonas FSH (hormona estimulante de folículos) e LH (hormona luteínica), comanda a produção de hormonas como o estrogénio e a progesterona, nos ovários, o desenvolvimento de folículos e, por consequência, a formação do gâmeta feminino. Ao tomar a pílula, a mulher está a “acumular” hormonas, por isso, é enviado à Hipófise a mensagem de que há excesso dessas hormonas, logo, tem de se produzir menos. Deste modo, a Hipófise produz menos FSH e LH o que vai provocar a inibição no desenvolvimento dos folículos. Assim, estes não ficam suficientemente maduros para que ocorra a ovulação. E sem ovulação não há fecundação, nem gravidez.

(Fontes: http://pt.wikipedia.org)



O próximo texto vai estar relacionado com a eficácia e com as consequências que a pílula traz ao nosso corpo e organismo. Mas antes disso, queremos lançar-vos outro desafio!

Desafio!: Mito ou Verdade?

  • Problemas intestinais ou de estômago não têm qualquer interferência com a pílula.

  • A pílula engorda.

  • A pílula é 100% eficaz.

  • A pílula diminui a fertilidade.

  • A pílula tem apenas fins contraceptivos.

Ficamos à espera dos vossos comentários!

19 comentários:

Anónimo disse...

Bom tema!
Boa explicação do efeito da pílula.
temos muito a aprender neste blogue.
espero que continuem!

Anónimo disse...

A pílula pode engordar ou não, não é 100% eficaz( nada é!). Pode também ser usada no tratamento de borbulhas ou de pessoas com desrregulaçao hormonal e não só apenas como método contraceptivo. Essas são as verdades. Quanto aos outros tópicos, não sei se são verdadeiros ou falsos.
Bom trabalho ;)

Anónimo disse...

Novo desafio muito pertinente.
Depois da explicação muito interessante sobre a pílula e a sua forma de actuação, este desafio levanta questões que são muitas vezes postas por quem pensa vir a utilizar este método.
Fico à espera das V. respostas.
Continuem o bom trabalho!

Anónimo disse...

muito interessante este vosso post.
realmente já me tinha questionado como actuaria a pílula visto que é apenas um comprimido! Achei este texto muito interessante e muito acessível a pessoas que não tenham conhecimentos muito aprofundados em Biologia, como é o meu caso.
Quanto ao desafio de hoje...
problemas intestinais e de estômago podem fazer com que a pílula não faça efeito porque não tem tempo para actuar. sim, a pílula engorda! acho que nenhum método é 100% eficaz, há sempre qualquer coisa que pode falhar. nunca ouvi dizer que a pílula diminui a fertilidade, essa é nova para mim. não, a pílula pode servir para estabilizar as hormonas, não sei se será a palavra certa, mas acho que dá para perceber o que quero dizer!

Bons posts!
Beijo.

Anónimo disse...

Ora aqui esta um excelente trabalho sobre a pílula.
Muita gente fala sobre a pílula mas ninguém sabe ao certo o que ela faz de forma a evitar uma gravidez e, este texto está bastante explícito e nota-se que foi feito por alguém que sabe do que está a falar.

Estou a gostar imenso do vosso trabalho e espero que continuem assim!

Acerca dos desafios devo dizer que estou um bocado "fora da minha área" porque não ando muito informada sobre esse assunto (como a maioria dos jovens da actualidade) mas quanto há eficácia concordo plenamente com os comentarios anterios e, em relação ao último tópico é mito com certeza. A pílula e usada por muitas mulheres para combater borbulhas e para ajudar a controlar outras hormonas.

Resto de bom trabalho e.. mantenham-me sempre bem informada!!

Anónimo disse...

A única que tenho a certeza é que a pílula engorda...

Anónimo disse...

tema interessante, e achei óptimo o desafio "mito ou verdade?" !
o q eu sei sobre o tema é q a pílula ñ é 100% eficaz, se não fôr tomada como devido, por exemplo . q eu saiba, ñ diminui a fertilidade, e ñ tem fins apenas contraceptivos, pois pode ser utilizada para regular a menstruação, por exemplo .. das restantes afirmações, desconheço a sua veracidade (ahah)
continuem com o bom trabalho ! :D

Anónimo disse...

Apesar de não ser das temáticas que mais me cativa, esta apresentação foi muito pertinente, e captou a minha atenção e fiquei fascinado.

Gostei imenso da maneira como a tematica, foi apresentada. De uma forma muito clara e criativa, este texto tornou-se de facil leitura e muito interessante.

Bom trabalho, continuem no bom caminho.

Fico a espera de mais trabalhos

Anónimo disse...

Adorei este texto, foi muito fixe. Muito interessante mesmo, mas uma coisa que eu fiquei a pensar, é mais uma duvida, e gostava que me pudessem esclarecer, era se os metodos contraceptivos tem efeitos secundarios? Quais os contraceptivos que tem?

Bom trabalho, continuem.

Anónimo disse...

hey novamente !

mais um Ponto para este blog, cada vez mais interessante desta vez com um tema tao pertinente como o da pilula.
Texto excelente.
Continuem que vão no bom caminho.

Boa noite *

Anónimo disse...

bastante bom, estou a espera das respostas!

Deméter disse...

Desde já, gostaríamos de aproveitar para agradecer a participação dos nossos leitores e por colaborarem com o nosso trabalho.

Quanto à pergunta que o Guilherme levantou, gostaríamos de esclarecer que existem métodos contraceptivos mais eficazes que outros e, como tal, nós iremos esclarecer esse assunto ao longo deste mês de Outubro. Mas, a verdade é que, mais ou menos eficazes, TODOS os métodos têm as suas desvantagens. Por isso, mantenham-se atentos ao blog porque iremos esclarecer estas e todas as dúvidas ao nosso alcance.

Obrigada pela colaboração. =)

Anónimo disse...

ah, pronto. está bem. então essa será mais uma razão para seguir este blogue! :)

Anónimo disse...

Muito boa iniciativa desse blog, tem tudo para dar certo.
Continuem com o tema vai ajudar muita gente.

Parabéns
Talita
CoisasDeMenina

Anónimo disse...

problemas intestinais e de estomago têm sim innflência. quando fui a consulta de planeamento familiar lembro-me da médica dizer isso. a pílula, depois de ser ingerida, leva tempo, tal como todos os alimentos, a ser digerida e a passar para o sangue. Desta forma, se estivermos de diarreia não há tempo para que os constituintes da pilula passem para a corrente sanguinea. se enquanto estamos a tomar a pilula tambem estamos a tomar outros comprimidos, estes tambem podem afectar a finalidade da pilula.
a pilula engorda, acho que sim. é algo que nunca ouvi dizer que não por isso, em principio, acho que sim.
não, acho que nenhum metodo contraceptivo é 100% eficaz. primeiro cada organismo tem a sua maneira de reagir e alem disso ha sempre probabilidade de alguma coisa nao correr bem.
a pilula diminuir a fertilidade e que eu nunca ouvi falar nem que sim nem que nao. essa vai ser uma coisa que quero saber.
a pilula nao tem so fins contraceptivos. pode ser uma maneira de "acalmar" as hormonas!
bem, espero que tenha acertado em tudo, ahah
Beijinho

Anónimo disse...

Queria felicitar-vos pelo vosso blog. Está muito giro, embora o tema nao me agrade muito... Parabéns......


<(^.^)>

Anónimo disse...

A pílula engorda?
Nunca tomei mas como tudo no mundo parece engordar, é provável que sim.

Fora de brincadeiras. Nada no mundo é 100% eficaz e a pílula não é excepção. É no entanto bastante fiável desde que as mulheres a tomem conscientemente.
Uma vez que a pílula é um medicamento hormonal é possível que em certas pessoas leve ao aumento de peso.
A pílula não diminui a fertilidade, mas obviamente, imepede-a enquanto tomada. Quem quer filhos não toma! Não se diminui a probabilidade de ter filhos por um dia se ter tomado a pílula.
A pílula não tem apenas fins contraceptivos. Como medicamento hormonal que é permite resolver várias desordens de origem hormonal.

Anónimo disse...

tipo eu tomei por causa das borbulhas e porque me disseram que aumentava os peitos! LOL

Anónimo disse...

O primeiro mito ou verdade nao sei, o segunda tanto pode engordar como nao, depende do metabolismo da pessoa, nem a pilula nem nada é 100% eficaz (quem nos dera que algo fosse), nao faço ideia se diminui a fertilidade sei que faz a menopausa chegar mais cedo e a pilula nao é so para fins contraceptivos, eu ja usei para controlo hormonal por causa das borbulas xP

Continuem com o excelente trabalho**