01 outubro, 2008

TRIMESTRE DOS CONTRACEPTIVOS

Os métodos contraceptivos são dispositivos ou medicamentos a que o casal pode recorrer de modo a evitar uma gravidez.

Actualmente já existem vários métodos sobre os quais iremos falar durante este trimestre. Assim, os nossos leitores estarão muito mais informados e, sempre que tiverem dúvidas, contem connosco! Começa agora o trimestre dos contraceptivos!


Desafio!:

Pensando, por exemplo, nos milhões de crianças que morrem à fome em África todos os dias e em alguns países que estão cada vez mais envelhecidos devido ao decréscimo da natalidade, o que achas do uso de métodos contraceptivos?

21 comentários:

Anónimo disse...

De facto a pergunta que vocês fazem é um verdadeiro desafio!
A minha opinião é que os métodos contraceptivos são importantes para os jovens e para aquelas pessoas que não mantêm o mesmo parceiro sexual durante muito tempo... Actualmente já não é obrigatório que uma pessoa só inicie a sua vida sexual depois de casada, por isso torna-se necessário, visto que o nosso companheiro pode não ser o "definitivo", o uso de contraceptivos. Por outro lado é indispensável a uma pessoa, que não tenha um relacionamento estável, usar preservativo.
Mais tarde, quando o casal se sentir preparado, têm os filhos que quiserem! Para mim, o decréscimo da natalidade é um problema também causado pela falta de apoios do estado...

Continuem e estarei sempre a seguir-vos durante este mês dos contraceptivos! Prometo, ahah.

Continuação de bom trabalho!

Anónimo disse...

Acho muito importante que os jovens se sintam interessados sobre este assunto e que se informem porque cada vez mais se ouve falar de mães adolescentes apesar de estarmos mais informados do que à uns anos atrás.

Quanto ao vosso "desafio" =) acho que realmente torna-se um pouco contraditório..por um lado há falta de crianças e por outro há crianças a mais mas, acho que isso tem haver apenas com a mentalidade das pessoas.
Cada um é que deve pensar se quer ter filhos ou não e sem tem condiçoes para o criar para que não aconteça como em África.

Parabéns pelo vosso blog..acho que tem um blog muito interessante e importante para a geração em que estamos!

Anónimo disse...

Concordo plenamente com a Sara e com a Micaela. Este blogue foi uma iniciativa muito original pois conciliam um problema da actualidade com a tecnologia actual.

Os metodos contraceptivos podem por vezes ser uma "chatisse" mas sempre ouvi dizer "mais vale prevenir do que remediar".

Um resto de um bom trabalho

Anónimo disse...

Vamos ver.. os métodos contraceptivos são muito importantes, para não haver problemas com doenças ou filhos indesejados, e acho muito bem tratarem de tal assunto.
No que toca ao desafio, temos que ver que no caso de África, os problemas podem ser mais "extremos" visto que a sua tecnologia e praticamente nenhuma, tendo uma economia fraca, e também uma mentalidade completamente diferente da nossa. Nunca esqueçendo que África é um país que possui pequenas sociedades onde o "homem" é quem formula as regras, abalando na maioria das vezes os direitos da mulher.
Na minha opinião era bom que se utiliza-se esses métodos, mas existe pessoas pouco informadas e também pouco dispostas a tal coisa. Mas vendo bem acho que este blog pode ajudar nesse sentido, visto que não tem só uma opinião de um grupo, mas também do público que observa e comenta este blog.


É assim que se aprende :)

Anónimo disse...

eu pessoalmente não vejo os métodos contraceptivos como o melhor caminho a seguir. porque não entregar o nosso corpo apenas à pessoa com quem queremos passar o resto das nossas vidas? assim já não temos de ter essas preocupações. as relações sexuais, a meu ver, têm a finalidade de criar descendência. é algo natural. agora, os jovens não ligam tanto ao amor mas só à paixão momentânea. por causa disto muitas raparigas aparecem grávidas e outras (raparigas e até rapazes), mais tarde, sentem-se arrependidas por se terem precipitado, sentem que aquela não foi a altura certa.
neste ponto estou totalmente de acordo com o que o ricardo diz quando fala que o problema em áfrica é sobretudo causado por uma falta de conhecimento e educação da população. se houvesse melhores condições para que as crianças pudessem ir à escola e tivessem um percurso escolar normal, se houvesse mais oportunidades de cursos superiores para os jovens estudantes, penso que, em adultos, pensariam melhor antes de trazer ao mundo mais uma criança para viver na miséria.

Anónimo disse...

Mesmo muito original!
Parabéns.

Anónimo disse...

um pouco antiquada essa ideia não?

Anónimo disse...

Acho os métodos contraceptivos das melhores "invenções" que existem. Agora podemos escolher se queremos ou não ter um bebé.
Quanto ao desafio...é verdade que há alguns países com um défice de pessoas jovens, mas a verdade é que a população mundial não pára de crescer!
Na teoria, a distribuição de contraceptivos em países pobres resultaria. Mas isso na práctica, seria ingnorar certas culturas em que ter muitos filhos é de facto bom para os pais, pois têm quem os sustente quando forem velhos.
Beijinho ^^

Anónimo disse...

Se houvesse um melhor uso/conhecimento e acesso a métodos contraceptivos certamente nao haveria tantos nascimentos o que levaria a menos mortes.
No entanto como sabemos África é um país onde muitas das vezes os filhos sao encarados como fonte de rendimento para o trabalho nas terras no entanto também é verdade que muita delas nem atingem a idade para poderem ajudar.

Trate-se de um desafio bastante interessante pois em torno dele sao gerados varios temas problemáticos que podem ser discutidos.

Continuação de bons post's.

Aguardo anciosamente o decorrer deste mês.

Boa noite!

Anónimo disse...

Acho que fazem muito bem em colocar este mês (o vosso desafio é falar durante um mês sobre contraceptivos xD ) para imformar as pessoas e mostrar que a utilização dos métodos são INPRESCINDIVEIS nos dias de hoje.
Pois até através de um programa que passa agora na TV (momento da verdade) se percebe que até no século XXI tanto novos como velhos se arriscam, tendo relações sexuais sem preservativo.

Quanto ao desafio que colocaram eu na minha opinião acho que nos países desenvolvidos (com baixa natalidade) o uso de contraceptivos é importante e isso influencia o nascimento de bébés, Mas a saúde está sempre 1º.
Já nos países Africanos por exemplo, métodos são prácticamente 0 e apesar de ser necessário penso que nesses países ha coisas que têm que ser feitas 1º.

Continuação de bom trabalho e a ideia do blog esta muito boa :D

Anónimo disse...

penso que o comentário do "antiquado" era para mim... não acho que é antiquado, é apenas a minha maneira de ver a situação, é a minha opinião.

Anónimo disse...

Ola meninas =)
O blog esta muito bonito e feminino como nao podia deixar de ser, falam aqui de assuntos realmente pertinentes e mt interessantes nao so a nivel biológico como social!
Espero q seja um grande sucesso ;)
Beijinhos****

Anónimo disse...

Apesar de todos os inconvenientes do controle de natalidade,principalmente nas sociedades mais desenvolvidas que enfrentam um acentuado envelhecimento da população, o uso de anticonceptivos continua a ser uma prova de inteligência. Então se considerarmos o seu uso em idades próximas das autoras deste blogue, esse controle é absolutamente imprescindível. Nenhuma criança deveria nascer de uma gravidez não desejada; nenhum jovem deveria ter filhos sem assegurar primeiro o seu próprio futuro.

Anónimo disse...

sabe-se que os contraceptivos são a maior problema face ao decréscimo da natalidade.. pois com a melhoria da qualidade de vida, com a evolução da ciencia, existem várias formas de se ter 'prazer' utilizando estes meios, logo não existe o número desejado de crianças. Eu acho bem as pessoas utilizarem este meio quando não se deseja ter um filho, ou ser contagiado por um virus como a Sida, mas acho também que quando um casal já teja junto não deva abusar dos contraceptivos.
Eu não concordo com o que é dito por vosses, pois África é um pais em desenvolvimento, logo a população não é envelhecida mas pelo contrário existe uma grande taxa de natalidade, pois sem os meios de se protegerem o número de crianças é muito muito grande. Se virem melhor paises como o nosso, que é desenvolvido é que tem uma taxa de natalidade muito reduzida.

SapoPT disse...

Tavam todos a falar mal do anonimo mas ele tem razão, o sexo já não é o que era.

Tânia disse...

Olá! Acho que o blog ficou bem concebido, e acho muito boa a ideia de darem a conhecer os vários métodos contraceptivos, poruqe embora haja informação por todo o lado sobre eles, nunca é demais relembrar, e prova disso são as imensas adolescentes grávidas que ainda existem, e as familias bastante numerosas e com poucas condições, já para não falar na exurbitancia de filhos que as pessoas têm em África, morrendo grande parte deles a fome e com doenças graves, como diz no post...

Continuem com o bom trabalho e beijinhos :)

Anónimo disse...

Força meninas!

Anónimo disse...

Ora bem, para começar (e não me referindo de imediato ao tema) gostaria de felicitar as autoras deste blog. Não há dúvida que a questão dos contraceptivos, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e afins estão "na moda" e a ideia de fazer uma espécie de compilação de informação num espaço que até está apelativo é bastante boa pois esta acaba por ser uma página útil sem informações preliminares que, sinceramente, acabam por não interessar a ninguém: vai direito ao assunto, e isso é bom. Por falar em direito ao assunto, cá vou eu...

Nos dias de hoje, poucos serão aqueles que conseguem argumentar contra os contraceptivos na totalidade, expondo malefícios suficientes para fazer baixar um prato de uma balança que decidiria que os contraceptivos são extremamente negativos. Mesmo aqueles mais conservadores, acredito que sabem ver que os métodos contraceptivos acarretam grandes vantagens. Basta olhar para os tempos antigos, e não só para a "África pobrezinha" para encotnrar-mos um número considerável de "simpáticos bastardozinhos", filhos de sabe-se lá quem, caminhando pela rua da miséria, da fome e chegando às portas da morte por não terem quem os afasta-se delas por mais uns anos. Descrita de forma mais metafórica ou não, esta era uma situação corrente no nosso querido Portugal há uns anos atrás. É notório que este tipo de "bastardozinhos" já não é comum (embora acredite que ainda os há) e não tenho dúvidas de que este decréscimo se deve em muito à divulgação crescente de métodos contraceptivos. E porque acho isto? Porque tenho uma visão muito simplista. Para mim, o ser humano é um animal e como tal existe sob a égide de um princípio básico: sobreviver. Para tal, precisa de se alimentar e de se reproduzir. Neste último "acto de sobrevivência", é óbvio que a sexualidade lhe está inerente. Voltando ao raciocínio anterior, o instinto humano impele-o para a sexualidade e esse instinto não vai ser travado só porque o homem é um ser "porreiro" que até lê umas coisas e se julga culto. Para travar os problemas que a sexualidade acarreta, o ser humano lá arranjou essa "coisa" a que chamam contraceptivos para "se safar". E a verdade é que não se saiu nada mal. No mundo dito "civilizado", a verdade é que as estatísticas vão revelando que os contraceptivos vão diminuindo esses problemas e penso que é uma questão de tempo até fazerem as suas vantagens serem sentidas também no tão mediático por ser esquecido, continente Africano. Acho que com isto tudo ficou óbvio que acho que os métodos contraceptivos trazem vantagens. Isso do decréscimo de natalidade... sinceramente acho que é problema de apoios financeiros às famílias, custos de vida, e vários etc, mas se me vou pôr a falar do Governo, das suas ideias e daquilo que anda a fazer nunca mais saio daqui. Fica claro que com a disseminação dos métodos contraceptivos a população envelhece, mas confesso que não tenho um gosto especial em ver "bastardozinhos" na rua a morrer à fome sem servirem para mais nada a não ser para diminuir a média de idades num país.

Apenas para lançar a ideia, sou a favor de métodos contraceptivos "antes do mal estar feito", se acabar por aparecer um bebézinho indesejado, oponho-me veementemente ao aborto. Acho que seria interessante ver esse tema ser debatido neste blog e quem sabe nessa altura alargaria a minha opinião.

Finalizo pedindo desculpa pelo extenso comentário, mas felicitando mais uma vez as autoras. Espero que consigam manter a qualidade do blog e se assim for terão em mim um visitante assíduo.

Anónimo disse...

Usar métodos contraceptivos é algo de obrigatório nos dias de hoje. A sua não utilização pode levar a vários problemas que ao contrário do que muitos pensam, não são só dos principais visados mas sim de todos nós. Quem não usa métodos contraceptivos e dá a luz mais filhos do que aqueles que pode sustentar está a criar um problema para todo o mundo. A fome no mundo não é um problema só de quem passa fome, é de toda a Humanidade!
Quem fica seropositivo por não usar preservativo não está só a arranjar um sério problema na sua vida mas sim em todo o mundo. Quem sabe que tem sida e tem relações sem preservativo está a condenar outras pessoas á morte.
O uso de métodos contraceptivos necessita de ser acompanhado por a educação das pessoas para o uso do mesmo. Estas necessitam perceber claramente o que ganham em os utilizar. O envelhecimento da população é um problema sério mas que não é combatido com famílias pobres a "fornecerem" como se fossem umas fábricas. O problema não fica resolvido porque a maioria delas acaba por morrer derivado do outro problema que criam: A fome.
Métodos contraceptivos gratuitos em países necessitados SIM mas com a educação adequada a acompanhar.

Anónimo disse...

eu acho que as crianças têm de vir ao mundo no momento exacto. e isso é algo que não acontece em áfrica. eles têm filhos e mais filhos e não se preocupam com o seu futuro, apenas com a mão de obra que eles ganham.
a população envelhecida acho que seria contrariada se o governo desse verbas aos casais para os ajudar. Pelo que, porqe ainda nao sou pai, nao há praticamente ajudas nenhumas.
deste modo, eu sou completamente a favor dos metodos contraceptivos. e acho que estes deveriam ser distribuidos em africa e a população africana deveria estar a par destes metodos para que nao houvesse tantas crianças na miséria.

Anónimo disse...

Têm fome?? Então ganhem consciência, é só o que lhes digo

Acham mesmo que é mandar uns preservativos de para-quedas resolve a situação? Tem que se mudar costumes, costumes bastante enraizados na sua "sociedade"

Quando olharem para trás e verem quantos filhos morreram devido á fome, talvez começem a pensar "Olha, quem sabe, se calhar é melhor ter 3 miudos vivos do que 10 mortos" e o digam aos seus filhos (se ainda tiverem algum)

Talvez ai começem a olhar para os balões em forma de banana de outra forma...